O que é âmbar???

        O âmbar é a resina fossilize de árvores (semelhantes a um abeto ou abeto vermelho) que existiram há milhões de anos. O âmbar é um belo e translúcido material marrom amarelo sólido. Foi usado como jóias durante milhares de anos. Como jóias muitas vezes era energicamente polido com um tecido suave. Os Gregos Antigos descobriram uma propriedade estranha e fundamental do âmbar: quando é esfregado com um tecido, ele pode atrair pequenos pedaços próximos de palha ou grão. Da palavra latina para âmbar, electrum, originou-se a palavra eletricidade.

          Para muitos o âmbar é considerado como pedra semipreciosa embora não seja um mineral. É uma resina fossilizada que em uma época muito remota escorria pelos troncos de algumas espécies de vegetais, com a função de proteção à ação de microorganismos e mesmo de insetos. Atualmente somente dois tipos de árvores podem produzir resina estável que, com o tempo, se fossilizaria em âmbar. Cada âmbar reflete bem o tipo de resina que originalmente exudava nos diversos vegetais e de acordo com sua proveniência estas resinas são quimicamente diversificadas. Diferentes terpenos em diferentes concentrações são os principais componentes químicos e certamente a preservação dos organismos nos âmbares está estreitamente ligada a tais terpenos. A questão do tamanho é algo que tem-se que considerar nas inclusões em âmbar, já que animais com mais que dois centímetros, tais como pererecas, escorpiões, aranhas e grandes insetos, são geralmente fortes o bastante para saírem de dentro da resina antes que esta endureça. O âmbar é de grande importância no reconhecimento dos fósseis de animais terrestres, principalmente pequenos insetos que normalmente não são bem preservados em rochas sedimentares. Em conjunto com as rochas sedimentares que preservam bem os insetos de grande porte tais como libélulas (Odonatoptera) e gafanhotos (Orthoptera), mas que não são observados com freqüência em âmbar, podemos reconstruir as florestas do passado.

Âmbar Tem um poema meu Inscrito em suas mãos Incrustado em seus olhos Feito âmbar Feito lagrima. Revés de meu sentimento Fluido que é esse amor Que me caminha os leitos Sedas, Alvas branduras Sonhos . sedes onde cedes, um sem tempo de acordar.